Mini-Hidricas

Esquema duma Mini-Hídrica
Esquema duma Mini-Hídrica

Se poder escolher qual a fonte de energias renováveis com que satisfazer o seu consumo de energia, a força de água seria provavelmente a sua primeira escolha.

Uma Mini-hídrica é no princípio um pouco mais complicado na preparação e na instalação, mas pode ao longo prazo custar menos do que p. e. uma instalação de sistemas foto-voltáicos.

 

E ela produz 24 horas por dia, independentemente de haver sol ou chuva. Só precisa de ter água suficiente, com força suficiente.

 

Mini-hídricas produzem energia utilizando água a correr. A água é conduzida por uma "pipeline" para uma turbina e alimenta assim um gerador, que produz a energia.

Mini-hídricas produzem sempre energia quando o rotor estiver a trabalhar. Se as baterias estiveram cheias, a energia que continua a ser produzida tem que ser gasta (p. e. para a produção de água quente) ou a água tem de ser impedido de continuar a alimentar o gerador, para que este não produza mais electricidade.

 

Em equipamento fora da rede (os chamados sistemas isoladas/remotos) a energia produzida pode ser guardada temporariamente em baterias. Pode ser utilizado depois directamente como corrente continua ou, com a ajuda de um inversor, utilizado como electricidade de 230 V em casa. Obviamente pode-se injectar esta electricidade na rede pública, se estiver ligado à rede pública.

 

Quer saber mais do funcionamento das Mini-Hídricas? Clique aqui!